A mente viciada e enferma cria sintonia com energias e fluidos densos.
Como a matéria mental flui de forma constante do próprio espírito, formam-se, dessa maneira, imagens que, a princípio, assemelham-se a relâmpagos fugazes na tela mental.
À medida que o pensamento se repete e o sentimento o fortalece, a imagem mental torna-se cada vez mais densa, agregando em torno de si os fluidos pesados e grosseiros que estão na mesma faixa de sintonia.
A esse exercício mental de criação inferior, realizado constantemente por milhões de mentes em desequilíbrio, juntam-se a energia e o magnetismo de espíritos infelizes que se sintonizam com os encarnados.
A permanência da mente invigilante na sombra do magnetismo inferior faz com que sejam estruturadas formas fluídicas de larvas e vírus, bactérias e miasmas, que infestam as auras dos nossos companheiros encarnados.
Materializam-se, por assim dizer, as criações mentais, ou firmam-se mais intensamente os clichês criados pelas mentes invigilantes.
A ação desses parasitas reflete-se nos estados emocionais graves e delicados.
O sistema nervoso, como via de ligação mente-corpo, é bombardeado com fluidos mórbidos e mentalizações infelizes que se imantam ao longo da rede delicada de neurônios.
Dessa forma está estabelecido o desajuste dos centros de força.
O fluido mórbido encontra livre acesso ao mundo orgânico, concentrando-se, por processo de sintonia magnética, no órgão mais sensível, gerando as enfermidades.
Compreendendo o percurso do fluido deletério, das formas-pensamento ou das contaminações fluídicas, podem os meus irmãos entender a razão de insistirmos na elevação do padrão vibracional, o que se consegue através de posturas íntimas corretas, da manutenção de emoções sadias, da reforma interior e do otimismo.
Da mesma forma que os fluidos se adensam em torno das criações mentais infelizes, os fluidos mais sutis envolvem a matéria mental superior, os pensamentos nobres e elevados, os sentimentos e emoções saudáveis.
Quando os meus irmãos encontram-se contaminados fluidicamente, com as auras povoadas de fluidos e criações mentais nocivas, é necessária a terapia energética ou fluidoterapia para dispersar as energias densas.
Os canais de energia, os centros de força ou chacras e toda a organização psicossomática necessitam ser liberados da matéria mental mais densa ou dos vírus, larvas e bactérias astrais, através de terapia adequada.
A saúde do corpo espiritual só é restabelecida plenamente com a vivência dos estados superiores da alma, o desenvolvimento de posturas íntimas e pensamentos equilibrados.
A soma dos fatores mentais e emotivos de ordem superior determina o equilíbrio integral.
Em sua vida social o homem acostuma-se ao automatismo e à velocidade das realizações e conquistas.
Suas experiências são superficiais e cada vez menos comprometidas com a realização interior e com o amor, que deve reger as relações de toda ordem.
Dessa forma, despreocupa-se das questões de ordem transcendente e vicia o pensamento e os sentimentos; cria situações infelizes, gerando um panorama psíquico favorável à contaminação de suas fontes interiores.
O convite oportuno da doutrina espírita é para que o homem desperte para uma visão mais ampla de si e do mundo que o envolve e no qual está inserido, num processo consciente de evolução.
Trabalhando sob a nova visão, mais ampla, mais espiritual, compreenderá a sua responsabilidade para consigo mesmo.
Esse despertamento para os valores internos, para a vida espiritual, abrirá um vasto campo de experiência e conhecimento ao espírito.
A atuação da força mental, a realidade dos fluidos, a consciência de sua imortalidade desdobrará, ante a visão interna, novos panoramas, novos valores.
Experimentando em si mesmo a realidade dessas energias sutis, o homem poderá sentir-se motivado e impulsionado para as conquistas do espírito.
A chamada reforma interior, com a natural mudança de hábitos, pensamentos e sentimentos, fixará novas diretrizes para o ser e fortalecerá as criações mentais superiores.
( TEXTO DO LIVRO “ALÉM DA MATÉRIA” – CONTAMINAÇÕES FLUÍDICAS de ROBSON PINHEIRO)